“O Real Colorido”

“O Real Colorido”

Ótica de Fernandópolis lança documentário que aborda inclusão social e cidadania

As campanhas publicitárias também podem estar a serviço do bem-estar e da inclusão social. Em evento em Fernandópolis, na última semana de outubro, a rede de óticas Casa dos Óculos inovou lançando o documentário “O Real Colorido” que aborda de forma sensível a deficiência visual.

“É difícil uma pessoa que enxergue bem entender exatamente o que é ter uma visão baixa, uma visão muito baixa, ou pior, não ter visão nenhuma. Neste documentário quem enxerga é convidado a ´perder a visão´, mesmo que só por alguns minutos, para entender que limitação visual não tem nada a ver com incapacidade, e ao mesmo tempo, provocar a reflexão quanto a prevenção”, enfatiza Luis Grossi, sócio diretor da Casa dos Óculos.

Desenvolvido ao longo do mês de outubro, o vídeo documentário de conscientização sobre a saúde visual de crianças, jovens, adultos e idosos uniu à Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis – ADVF e transformou os usuários da entidade nos grandes protagonistas, que relataram o dia a dia, suas conquistas pessoais e a quebra de muitos pré-conceitos.

Segundo o Censo 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. Glaucoma, Retinopatia Diabética, Atrofia do Nervo Óptico, Retinose Pigmentar e Degeneração Macular são as principais causas da cegueira na população adulta. Entre as crianças, as principais causas são: Glaucoma Congênito, Retinopatia da Prematuridade, Catarata Congênita e Toxoplasmose Ocular Congênita.

“Quando conheci a ADVF eu fiquei encantada com o que vi. Não imaginava ver tanta alegria. Todos ali são pessoas iluminadas e talentosas. Esse trabalho não seria possível sem a contribuição dessa galera do bem. Agradeço também toda a equipe da nossa agência, a Pró Mídia Comunicação. Obrigada por estarem conosco desde o início, por acreditarem e se doarem para a execução desse tão lindo e gratificante trabalho. Em nome de todos da Casa dos Óculos, nosso muito obrigado”, relata Iara Grossi, sócia-diretora da rede Casa dos Óculos.

O documentário pode ser assistido no canal casadosoculosnet.

Saiba mais através das Redes Sociais Facebook e Instagram Casa dos Óculos.

Sobre a ADVF

Fundada no ano de 2000, a Associação dos Deficientes Visuais atende, hoje, pessoas com deficiência física, mental leve e visual. Ao todo, são 11 crianças e 25 adultos de Fernandópolis e 10 da região, sendo das cidades de Estrela d’ Oeste, Urânia, Santa Clara d’ Oeste, Jales e Santa Fé.