Foto de uma criança com óculos de grau pensando.

Cinco curiosidades sobre os óculos!

Você sabia?

Nos dias de hoje, tanto os óculos de sol, como os de grau, possuem características relacionadas não só à saúde, como também ao estilo. Mas, você sabia que há muito tempo atrás essa relação já existia? Parece mentira né? Vai falar que aquele famoso óculos “fundo de garrafa” era estiloso? Calma, muita coisa mudou sim, os acessórios se modificaram muito com o passar do tempo. Há anos atrás eram vistos como uma forma de distinção positiva ou negativa entre os que o usavam e os que não o usavam.

• Os primeiros óculos de sol, pelo que se tem notícia, surgiram no século I e pertenceram ao imperador Nero que, devido a claridade, não conseguia assistir às apresentações nas arenas romanas.
• Os primeiros óculos de grau possuíam lentes feitas com pedras semipreciosas, como cristais de rocha, por exemplo.
• Os modelos de óculos com duas hastes laterais, como são conhecidos atualmente, surgiram apenas no século XVII.
• O Ray-Ban Wayfarer se tornou popular nas décadas de 1950 e 1960, especialmente após ter sido usado por Audrey Hepburn no filme Breakfast at Tiffany’s.
• As lentes verdes, marrons, pretas e cinzas absorvem mais de 80% da luz. As azuis são indicadas para computador, as amarelas para lugares escuros e as rosas para luzes artificiais.

Você sabia de tudo isso? Que tal compartilhar essas curiosidades com quem você conhece?